12 de ago. de 2009

Decoupage em Pratos de Vidro


Material a ser utilizado:
1. Prato de Vidro
2. Guardanapo
3. Cola para Decoupage em Vidro ou Base Polycol Extra - Mosaico
4. Pinceil de Cerda Macia
5. Verniz Geral
6. Thinner ou Aguaras para remover o verniz do pincel
7. Lixa (Esponja abrasiva nº2)

1 - Escolha do prato
Neste modelo usei um prato com frisos, o que não foi muito bom, então escolha sempre pratos lisos de vidro, também pode ser feito em peças de acrilico.

2 - Escolha do guardanapo
Atenção na escolha do motivo do guardanapo para este trabalho, observe que deverá ser um guardanapo onde a figura principal ocupe todo o guardanapo, para que caso o prato seja grande você possa centralizar a figura e ter um trabalho bonito.Caso o guardanapo possua a figura subdividida em 4 partes, não poderá ser utilizado para um prato grande, pois ficará muito feio o resultado final do trabalho.
Encontrei um site com muita variedade de guardanapos e por um preço muito bom: http://www.artesanato22.com.br/octopus/?sid=74

3 - Colagem do guardanapo no prato.
Lembrando sempre de retirar a película que há atras do guardanapo para iniciar então o processo de colagem. Caso você opte por fazer um aparelho de jantar lembra-se de alem de comprar os guardanapos que irá utilizar para o trabalho, compre também guardanapos a mais no caso de que você venha a quebrar alguma peça, tendo os guardanapos a mais, você poderá repor a peça.Lave bem o prato com água e sabão, seque-o com um pano limpo e macio. Limpe posteriormente o prato com álcool para retirar qualquer vestígio de digitais, ou impurezas que possam estar impregnadas no mesmo, para que não venham prejudicar o resultado final do seu trabalho.
Coloque o prato virados com o fundo voltado para cima, por baixo do prato ponha toalhas de papel absorvente de cozinha, para proteger.Passe a cola para decoupage em vidro na parte de baixo do prato ( do lado de fora), vá colocando o guardanapo gradativamente no prato, caso vá aparecendo ruguinhas você pressiona delicadamente o guardanapo, que a ruguinha sai.
Após esta etapa, espere secar um pouco e lixe as bordas, sempre de dentro para fora para dar o formato do prato (a lixa só serve para papel)~, não corte. Deixe secar completamente e passe 3 camadas de verniz atras de todo o guardanapo intercalando entre uma secagem e outra.
Obs: Lembre-se que nenhuma decoupage fica totalmente sem ruga, algumas ruguinhas, não prejudicam o resultado final. Alias esta é uma característica da decoupage, nem sempre o guardanapo fica totalmente liso. Nao se preocupe com isso, pois com o tempo e a prática você fará melhor.
4 - Finalização do Trabalho
Deixe secar por pelo menos 24 horas, para higienizar o seu prato antes de utiliza-lo.

5 - Observações Importantes
- Não leve o prato ao microondas
- Não lave em lava louça
- Não lave em água quente
- Não utilize a esponja verde onde foi feita a decoupage.
Você pode usar a mesma técnica com tecidos, jornais, revistas e em outros materiais como latas de nescau, massa de tomate, potes de vidro.
Sites para compra de material:

Um comentário:

  1. Queria saber se os pratos com decoupage podem ser usados como aparelho de jantar e lavados normalmente??
    Obrigada

    ResponderExcluir