28 de out. de 2009

Construindo com...terra!!

Acho que esse vai ser o tópico mais interessante do blog, e provavelmente o que poucos já viram, ou melhor, sabem do que se trata.

Biocontrução usando como matéria-prima a terra. As formas mais utilizadas são COB e ADOBE.


O cob é uma combinação de terra e palha (normalmente usa-se esterco) que geralmente é misturada com os pés, após tomar a consistência de uma massa, podem ser "moldados" formando blocos que são amassados com as mãos para a construção da parede.



O cob é ideal para construir com muita criatividade, pois possibilita a criação de formas arredondadas. Outro fator interessante deste tipo de construção é que as paredes sendo feitas com terra, elas "respiram", dessa forma mantem a temperatura de 22º o ano inteiro, independente da temperatura externa. Lembrando que pintando as paredes com tintas comuns você estará fechando seus poros, impossibilitando essa "respiração". O ideal são tintas a base de terra também, que hoje já podemos encontrar em várias cores ou mesmo fazer com cal e pigmentos coloridos.

Casas feitas de Cob:












O ADOBE é fabricado da mesma forma, porém colocado em formas, resultando em tijolos. Todas as casas que vemos com mais de 100 anos foram construidas dessa forma, porem hoje ja conhecemos tecnicas de preparo que evitem rachaduras e etc.

Casas feitas com adobe:







Não podemos usar qualquer terra, tem algumas especificações e testes para que possamos saber se a terra que temos a disposição está adequada, mas vou deixar estes detalhes para outros posts.

3 comentários:

  1. Nó, Lala! Seu blog tá muito legal, florzinha. Amei suas boas sugestões pra tornar nosso planeta mais bacana.
    As casas são muito lindas.
    Tenho uma idéia pra te dar pra postar depois: revestimento de coador usado que imita madeira e fica lavável. Facílimo de fazer e lindo!
    Beijo, querida. Te amo. Tia Can

    ResponderExcluir
  2. Caramba Laura, seu blog tem informações muito bacanas e interessantes!!!
    Eu estou estudando Arquitetura e Urbanismo na UFOP e eu gostei muito do POST sobre Adobe e Cob... Show de bola em sustentabilidade!!!
    Continue assim... e sempre que tiver alguma atualidade na contrução me encaminhe por favor. Me interesso muito nesse assunto.
    rodrigofelg@yahoo.com.br

    VALEU!

    ResponderExcluir
  3. Olá Laura,Eu moro em Rondônia onde tenho uma chácara,que gostaria de construir algo assim,sustentável,como um banheiro compostável e uma casa feita com terra. Já visitei em Pirenópolis-Goiás,um lugar muito legal.Gostaria de saber se na região NORTE,existe quem saiba como fazer.Pelo menos que fosse mais perto de Urupá-Ro,onde vivo.Bjs.Achei tudo muito lindo!

    ResponderExcluir