24 de ago. de 2009

Pintura em vidro


1- Decoração em alto relevo
Material para Pintura em Relevo:

- Garrafa de vidro
- Verniz colorido para vitral
- Esponja de espuma
- Pasta ou tinta relevo na cor ouro (dourada)

Pintura da Garrafa

Aconselho a que, se só tiver vidros ou garrafas incolores, antes de fazer os desenhos com a tinta relevo, pinte-os com o verniz vitral da cor que preferir.
Escolha a/as cores de verniz para vitral que preferir. Faça uma "boneca" usando uma espuma macia. Molhe a esponja no verniz vitral e vá batendo a tinta levemente sobre o vidro até colorir toda a garrafa. Deixe secar em local longe de poeira. Efeito Degradé

Caso deseje uma garrafa colorida em degradé, use duas cores que possam produzir esse efeito; como por exemplo: amarelo ouro e vermelho fogo; lilás e azul; vermelho fogo e magenta, amarelo ouro e magenta, etc.
Para obter o efeito degradé: Molhe a esponja no verniz vitral, por exemplo, amarelo ouro e bata suavemente na garrafa a começar pelo gargalo; faça isso até mais ou menos na metade da garrafa ou pouco acima do meio. Depois, molhe a esponja na tinta vermelho fogo e termine de tingir a garrafa, obtendo um efeito degradé. Deixe secar bem antes de aplicar a tinta em relevo para terminar de decorar a garrafa. O tempo de secagem varia com a humidade do ar, procure executar esta técnica em dias de bastante sol.

Depois que a pintura da garrafa estiver bem seca; com o próprio bico do tubo da pasta ou tinta relevo, faça desenhos à mão livre na superfície do vidro.

Tempo de secagem total: mais ou menos 24 horas.
Nota: Não lave os seus vidros ou garrafas decoradas, limpe-as somente com pano humedecido com água.

Você pode usar também pasta relevo na cor preta ou dourada para fazer os contornos antes de pintar, deixe secar por 24hs, use um pincel macio (Pincel macio série 309 nº 1) deposite a tinta no vidro aos poucos para não escorrer, e espalhe cuidadosamente com as cerdas do pincel .








Fonte: http://mosaicobrasil3.spaces.live.com/blog/cns!AE82DE2B77F537A1!1087.entry?wa=wsignin1.0&sa=830888627

8 comentários:

  1. Como faz o relevo na garrafa de vidro? todos aqueles motivos curvos sao muito bonitos mas tenho alguma dificuldade em faze-lo direito. tem algum truque ou dica que me possa dar?

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Amei a garrafa!!! vou fazer, lindo seu blog parabéns, depois da uma passada para visitar o meu. Tudo de bom e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de seu blog, convido voce a conhecer os meus,tem muitas coisas legais lá.
    http://www.noivasenoivas.com/
    http://artesanatoeartesanato.blogspot.com.br
    http://chocolateedelicias.blogspot.com.br/
    abraços
    Silmara

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu blog, amei!!!
    Cida

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostaria de saber se as cores desbotam facilmente com o tempo, principalmente em áreas com incidência de luz solar. Quero pintar o vidro da minha janela e não gostaria que as cores fossem perdidas.
    Abraço.
    Hugo

    ResponderExcluir